Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior


Brainstorm é uma dinâmica de grupo, uma técnica utilizada na última reunião para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informações e estimular o pensamento criativo. No processo de Brainstorm nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda, todas são registradas para depois serem evoluídas.
Para uma sessão de Brainstorm devem ser seguidas algumas regras básicas:
- É proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor;
- Nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem;
- Para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas;
- Por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de expor suas ideias.
No atual cenário das empresas juniores do Brasil tem sido cada vez mais necessária a implantação de ações inovadoras que venham de encontro aos objetivos tanto financeiros quanto educacionais. Com este intuito foi realizada uma reunião com o objetivo de captar dos membros, possíveis ideias e ações inovadoras baseadas em pesquisas realizadas com o enfoque de analisar situações positivas que vem sendo realizadas por outras EJ’s e que podem vir a ser utilizadas pela FEOL Júnior.
Após devidamente observadas e registradas as ideias captadas, deve ter em mente dois principais tipos de ações podem ser tomadas, sendo elas: Ações de Estruturação (ambiente interno) e Ações Mercadológicas de Posicionamento (ambiente externo).
No que concerne ao ambiente interno da FEOL Júnior, foram apontadas as propostas de Definição de Funções por Departamentos no sentido de organizar e definir melhor as funções de cada um dos colaboradores dentro da empresa; Divulgação interna na instituição para que todo o corpo discente esteja conscientizado e em sintonia com as atividades da empresa júnior gerando maior suporte e apoio à FEOL Júnior, situações estas que aumentam a credibilidade da EJ e proporcionam maior apelo por parte dos alunos e aumento de consultorias e outros tipos de negócios com empresas da região, possibilitando maior arrecadação de receita que viria a ser convertida em maiores investimentos em cursos, capacitações e visitas técnicas para os membros.
Com relação as ações voltadas ao ambiente externo, há basicamente estratégias de marketing no sentido de a própria instituição auxiliar na promoção da empresa júnior e do que esta é capaz de fazer no mercado local e regional, pois os gestores das empresas talvez não estejam conscientizados das capacidades ou sequer da existência da FEOL Júnior. Outras possibilidades apresentadas foram a busca por parcerias comerciais e institucionais com outras EJ’s, possibilitando um intercambio de ideias e ações, além de patrocinadores como forma estratégia de fortalecimento da marca, e posicionamento no mercado. 

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