Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior
Brainstorm é uma dinâmica de
grupo, uma técnica utilizada na última reunião para desenvolver novas ideias ou
projetos, para juntar informações e estimular o pensamento criativo. No
processo de Brainstorm nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou
absurda, todas são registradas para depois serem evoluídas.
Para uma sessão de Brainstorm
devem ser seguidas algumas regras básicas:
- É
proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições,
quanto mais ideias melhor;
- Nenhuma
ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem
sobre o que quiserem;
- Para o
bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de
ideias que já foram apresentadas;
- Por fim,
igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de expor suas ideias.
No atual cenário das empresas
juniores do Brasil tem sido cada vez mais necessária a implantação de ações
inovadoras que venham de encontro aos objetivos tanto financeiros quanto educacionais.
Com este intuito foi realizada uma reunião com o objetivo de captar dos
membros, possíveis ideias e ações inovadoras baseadas em pesquisas realizadas
com o enfoque de analisar situações positivas que vem sendo realizadas por
outras EJ’s e que podem vir a ser utilizadas pela FEOL Júnior.
Após devidamente observadas e
registradas as ideias captadas, deve ter em mente dois principais tipos de
ações podem ser tomadas, sendo elas: Ações de Estruturação (ambiente
interno) e Ações Mercadológicas de Posicionamento (ambiente externo).
No que concerne ao ambiente
interno da FEOL Júnior, foram apontadas as propostas de Definição de
Funções por Departamentos no sentido de organizar e definir melhor as
funções de cada um dos colaboradores dentro da empresa; Divulgação interna na
instituição para que todo o corpo discente esteja conscientizado e em sintonia
com as atividades da empresa júnior gerando maior suporte e apoio à FEOL
Júnior, situações estas que aumentam a credibilidade da EJ e proporcionam maior
apelo por parte dos alunos e aumento de consultorias e outros tipos de negócios
com empresas da região, possibilitando maior arrecadação de receita que viria a
ser convertida em maiores investimentos em cursos, capacitações e visitas
técnicas para os membros.
Com relação as ações voltadas ao
ambiente externo, há basicamente estratégias de marketing no sentido de a
própria instituição auxiliar na promoção da empresa júnior e do que esta é
capaz de fazer no mercado local e regional, pois os gestores das empresas talvez
não estejam conscientizados das capacidades ou sequer da existência da FEOL
Júnior. Outras possibilidades apresentadas foram a busca por parcerias
comerciais e institucionais com outras EJ’s, possibilitando um intercambio de
ideias e ações, além de patrocinadores como forma estratégia de fortalecimento
da marca, e posicionamento no mercado.
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