O comportamento durante as relações interpessoais
As relações interpessoais
estão presentes e regem quaisquer que sejam os atos das pessoas, seja em sua
vida pessoal, seja na vida profissional. Quanto mais harmônicos e objetivos
forem estes contatos, mais produtivos serão os resultados provenientes dos
mesmos, ou seja, possibilitarão que as atividades sejam realizadas de maneira
mais eficaz e também que os objetivos sejam alcançados. Porém, de modo geral,
as pessoas não estão atentas ao próprio comportamento frente ao próximo,
voltando sua atenção apenas para como o outro irá se comportar durante o
diálogo, baseando nesta situação para justificar a sua própria atuação no
momento da interação.
O modo com que se trata o
outro será o modo com que você será tratado. Um tratamento cortês, com
educação, respeitando a vez do próximo de expressar a sua opinião são premissas
básicas para uma boa relação interpessoal. No atendimento ao cliente, tais fatos
também irão interferir diretamente no êxito ou não da venda, e posteriormente
na fidelização ou não do cliente. Dessa forma alguns pontos importantes devem
ser observados e executados para aprimorar o contato não só com o cliente, mas
em todas as relações interpessoais do cotidiano. Sendo eles:
- Se a pessoa é bem tratada, ela retribuirá a gentileza,
porém se ela for tratada de maneira rude, a tendência é que ela também retribua;
- A falta de cortesia no atendimento refletirá também na
falta de cortesia por parte do cliente, porém um tratamento cortes,
compreensivo e paciente, reflete no comportamento educado, por parte do cliente;
- O comportamento desempenha uma força muito grande na
reação das pessoas, devido a isso, é necessário compreender essa força e buscar
melhorar as habilidades interpessoais, para assim ter um atendimento eficaz.
Outro ponto a ser abordado é
que o modo como nos comportamos durante a relação interpessoal, pode interferir
e muito no andamento desta, pois ao mesmo tempo em que um bom comportamento
ajuda no contato para com o outro, o mau comportamento atrapalha e dificulta
essa relação.
Alguns pontos devem ser
observados:
- O comportamento é algo que aprendemos ao decorrer de
nossas vidas, de acordo com nossas vivências e crenças;
- Muitas vezes o comportamento é movido pela emoção do
momento, saber se controlar é algo primordial;
- É fundamental para um bom comportamento profissional,
saber separar os problemas pessoais, preconceitos ou sentimentos na hora que se
está atendendo.
REFERÊNCIAS
BENTES, Otavio. Atendimento ao
Cliente. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010.
PILARES, Nanci Pilares. Atendimento ao
Cliente: o recurso esquecido. Barueri: Editora Nobel, 1989.
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