O comportamento durante as relações interpessoais


As relações interpessoais estão presentes e regem quaisquer que sejam os atos das pessoas, seja em sua vida pessoal, seja na vida profissional. Quanto mais harmônicos e objetivos forem estes contatos, mais produtivos serão os resultados provenientes dos mesmos, ou seja, possibilitarão que as atividades sejam realizadas de maneira mais eficaz e também que os objetivos sejam alcançados. Porém, de modo geral, as pessoas não estão atentas ao próprio comportamento frente ao próximo, voltando sua atenção apenas para como o outro irá se comportar durante o diálogo, baseando nesta situação para justificar a sua própria atuação no momento da interação.
O modo com que se trata o outro será o modo com que você será tratado. Um tratamento cortês, com educação, respeitando a vez do próximo de expressar a sua opinião são premissas básicas para uma boa relação interpessoal. No atendimento ao cliente, tais fatos também irão interferir diretamente no êxito ou não da venda, e posteriormente na fidelização ou não do cliente. Dessa forma alguns pontos importantes devem ser observados e executados para aprimorar o contato não só com o cliente, mas em todas as relações interpessoais do cotidiano. Sendo eles:
- Se a pessoa é bem tratada, ela retribuirá a gentileza, porém se ela for tratada de maneira rude, a tendência é que ela também retribua;
- A falta de cortesia no atendimento refletirá também na falta de cortesia por parte do cliente, porém um tratamento cortes, compreensivo e paciente, reflete no comportamento educado, por parte do cliente;
- O comportamento desempenha uma força muito grande na reação das pessoas, devido a isso, é necessário compreender essa força e buscar melhorar as habilidades interpessoais, para assim ter um atendimento eficaz.
Outro ponto a ser abordado é que o modo como nos comportamos durante a relação interpessoal, pode interferir e muito no andamento desta, pois ao mesmo tempo em que um bom comportamento ajuda no contato para com o outro, o mau comportamento atrapalha e dificulta essa relação.
Alguns pontos devem ser observados:
- O comportamento é algo que aprendemos ao decorrer de nossas vidas, de acordo com nossas vivências e crenças;
- Muitas vezes o comportamento é movido pela emoção do momento, saber se controlar é algo primordial;
- É fundamental para um bom comportamento profissional, saber separar os problemas pessoais, preconceitos ou sentimentos na hora que se está atendendo.

REFERÊNCIAS

BENTES, Otavio. Atendimento ao Cliente. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010.
PILARES, Nanci Pilares. Atendimento ao Cliente: o recurso esquecido. Barueri: Editora Nobel, 1989.

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