Inclusão Sócio-digital
Segundo Abdalla (1999) num país como o Brasil a inclusão digital tem o
forte potencial de promover inclusão social, possibilitando que uma
considerável camada da população participe ativamente da vida política, social
e cultural do país, além de melhorar sua capacitação para atuar no mercado de
trabalho. A autora complementa que as instituições de educação, principalmente
as universidades e faculdades por serem centros de excelência na produção e
difusão do conhecimento têm um papel de suma importância nos processos de
inclusão sócio-digital.
Machado (2007) afirma que “a sociedade convive diuturnamente as novas
tecnologias”. Nas tecnologias disponíveis no mercado, os computadores são os
recursos muito utilizados, tanto por empresas, instituições de ensino
formal/informal, ou para uso pessoal. O computador pode auxiliar na construção
do conhecimento, por se tratar de uma máquina com múltiplas funções que pode
ser integrado nos processos de ensino e de aprendizagem.
A informática pode ser utilizada tanto para reforçar posturas
tradicionais de aprendizado, como pode oferecer ferramentas para uma
aprendizagem com base numa abordagem de reconstrução do conhecimento. Para
tanto, é necessário planejamento e organização de uma metodologia de ensino que
não fique apenas na repetição e reprodução de informações e técnicas, mas
conduza a descobertas sobre o mundo e as potencialidades de cada um, pela
proposição de ações desafiadoras e a provocação de situações em que a motivação
possa emergir e o aprendente possa agir (ABDALLA, 1999).
Para combater a exclusão, algumas iniciativas governamentais e não
governamentais estão aderindo à inclusão digital, e em alguns casos, à
alfabetização digital. Incluir digitalmente é dar condições de acesso ao
conhecimento e a recursos para que o indivíduo possa tornar-se parte da
sociedade digital, não apenas como espectador destas mudanças, mas como sujeito
ativo, que faz a diferença: que age e interage (MACHADO, 2007).
REFERENCIAS
ABBAD, G. Um modelo integrado de avaliação de impacto do
treinamento no trabalho – IMPACT. Brasília, 1999. Tese (Doutorado) -
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.
MACHADO, Letícia Rocha. Metas motivacionais de idosos em
inclusão digital. Diss. (Mestrado) – Instituto de Geriatria e Gerontologia.
Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica. PUCRS Porto Alegre, 2007.
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