Inclusão Sócio-digital



Segundo Abdalla (1999) num país como o Brasil a inclusão digital tem o forte potencial de promover inclusão social, possibilitando que uma considerável camada da população participe ativamente da vida política, social e cultural do país, além de melhorar sua capacitação para atuar no mercado de trabalho. A autora complementa que as instituições de educação, principalmente as universidades e faculdades por serem centros de excelência na produção e difusão do conhecimento têm um papel de suma importância nos processos de inclusão sócio-digital.
Machado (2007) afirma que “a sociedade convive diuturnamente as novas tecnologias”. Nas tecnologias disponíveis no mercado, os computadores são os recursos muito utilizados, tanto por empresas, instituições de ensino formal/informal, ou para uso pessoal. O computador pode auxiliar na construção do conhecimento, por se tratar de uma máquina com múltiplas funções que pode ser integrado nos processos de ensino e de aprendizagem.
A informática pode ser utilizada tanto para reforçar posturas tradicionais de aprendizado, como pode oferecer ferramentas para uma aprendizagem com base numa abordagem de reconstrução do conhecimento. Para tanto, é necessário planejamento e organização de uma metodologia de ensino que não fique apenas na repetição e reprodução de informações e técnicas, mas conduza a descobertas sobre o mundo e as potencialidades de cada um, pela proposição de ações desafiadoras e a provocação de situações em que a motivação possa emergir e o aprendente possa agir (ABDALLA, 1999).
Para combater a exclusão, algumas iniciativas governamentais e não governamentais estão aderindo à inclusão digital, e em alguns casos, à alfabetização digital. Incluir digitalmente é dar condições de acesso ao conhecimento e a recursos para que o indivíduo possa tornar-se parte da sociedade digital, não apenas como espectador destas mudanças, mas como sujeito ativo, que faz a diferença: que age e interage (MACHADO, 2007).


REFERENCIAS

ABBAD, G. Um modelo integrado de avaliação de impacto do treinamento no trabalho – IMPACT. Brasília, 1999. Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.
MACHADO, Letícia Rocha. Metas motivacionais de idosos em inclusão digital. Diss. (Mestrado) – Instituto de Geriatria e Gerontologia. Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica. PUCRS Porto Alegre, 2007.

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