Recrutando para Agregar


No ambiente organizacional estão presentes centenas de variáveis que contribuem tanto para o êxito quanto para o fracasso da gestão. Considerando que toda organização é formada por pessoas devemos beneficiar e dar crédito ao processo que se dedica a recrutar e selecionar os funcionários mais capacitados que irão somar a equipe e auxiliar no desenvolvimento de atividades que vão de encontro com os objetivos organizacionais.
Entre os desafios da gestão de pessoas a busca por atrair e reter talentos está entre a máxima constante. O início deste desafio está em identificar a pessoa certa para o lugar certo nas empresas (PONTES, 2010). Incialmente vamos compreender seus respectivos significados. O processo de recrutamento de acordo com Chiavenato (2006) é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Entre as técnicas podemos destacar:

- Edital interno;
- Anúncio em jornais e revistas; Inscrição pelo site;
- Recebimento espontâneo de currículos;
- Utilização de agências especializadas tradicionais e virtuais;
- Divulgação em escolas (estágios);
- Indicação de pessoa de confiança.

Já o processo de seleção, vem a ser o processo de escolha de candidatos entre aqueles recrutados. Envolve técnicas de entrevistas, vídeos, testes psicométricos, testes comportamentais e dinâmicas vivencias. A seleção eficiente contribui com resultados a curto e longo prazo para o desenvolvimento da organização, como por exemplo, assertividade de contratação, índice de engajamento para os novos contratados, motivação, oportunidades de crescimento, banco de dados estruturado para futuras oportunidades e fortalecimento da cultura organizacional.
Para se chegar a excelência em recrutamento e seleção, é preciso saber quais as reais necessidades e como se deseja supri-la, no que abrange a carência de pessoal, e a partir daí tomar a decisão cabível (ARAUJO; GARCIA, 2009). O investimento em capacitação e qualificação da equipe contribui e potencializa o alcance de resultados. Fique atento no potencial de sua equipe e de seu empreendimento.


Referências Bibliográficas

ARAUJO, Luis César G de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. São Paulo: Atlas, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 8ª Edição, São Paulo: Atlas, 2006.
PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. São Paulo: LTR, 2010.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FEOL Júnior

As habilidades do profissional em futuro não muito distante

Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior