O bônus do treinamento


Muitas organizações apresentam resistência a implementação de iniciativas de treinamento, por não viabilizarem as mesmas como rentável em curto prazo, seja pelo excessivo dispêndio financeiro ou mesmo por não julgarem uma necessidade imediata para suprir as carências de seus colaboradores. No entanto, o uso do treinamento é alternativa importante para a mudança de atitudes necessárias ao desempenho adequado do capital humano na organização.
Carvalho (2004) apresenta o treinamento como à atividade responsável que se dedica à transmissão de conhecimentos objetivando suprir deficiências, estimular e desenvolver habilidades, potencialidades visando o crescimento tanto no aspecto profissional, cultural do indivíduo como da empresa, no que tange à obtenção e manutenção de força de trabalho qualificada e preparada para assimilar e superar desafios.
A aprendizagem é considerada por Fleury e Fleury (2004, p.39), “como um processo de mudança, provocado por estímulos diversos, mediado por emoções, que pode vir ou não a manifestar-se em mudança no comportamento da pessoa”. O treinamento deve tentar orientar essas experiências de aprendizagem em um sentido positivo e benéfico e suplementá-las e reforçá-las com atividade planejada, afim de que os indivíduos em todos os níveis possam desenvolver rapidamente seus conhecimentos, habilidades e atitudes que beneficiarão a eles mesmos e ao sistema (FRANÇA, 2010).
De acordo com Aguiar (2008) as organizações estão aprendendo que treinar e desenvolver pessoas não são apenas dar acesso à informação com intuito de que as pessoas aprendam. Formar um conceito ou ideias é proporcionar as pessoas o aprendizado de novas atitudes e soluções para que se tornem cada vez mais eficazes naquilo que fazem.  Ainda segundo o autor, o treinamento passou a ser considerado uma forma de proporcionar desenvolvimento às pessoas, através das competências, para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, visando melhor competição para os objetivos organizacionais (AGUIAR, 2008).
Os programas de treinamento devem contextualizar e aproximar os colaboradores do seu ambiente, da missão, visão e objetivos da empresa, do significado do trabalho e seu desenvolvimento. O bônus de investir e reforçar a capacitação dos colaboradores é preponderante para somar esforços para o alcance da visão de crescimento estabelecida a longo prazo para a empresa.
  
REFERENCIAS

AGUIAR, Ismael Lapa de. Treinamento e Desenvolvimento em Organizações de Serviços Hoteleiros: Estudo de Caso. Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Joinville. SC. 2008.
CARVALHO. Maria Lúcia Caldas. Treinamento e desenvolvimento (t&d): uma abordagem dos recursos humanos da secretaria da fazenda do estado da Bahia. Salvador: BA. 2004.
FLEURY A; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Inovação Organizacional. São Paulo: Atlas, 2004.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 267 p
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