Ciclo PDCA: O que é?


O Ciclo PDCA – do inglês Plan, Do, Check & Action também conhecido como Ciclo de Melhoria Continua, é uma ferramenta de controle de qualidade que possibilita ao gestor o embasamento para a tomada de decisão no que tange aos processos organizacionais. A aplicabilidade do Ciclo PDCA é independente do porte ou do segmento de atuação de mercado da empresa.
Esse método de gestão e controle representa a direção a qual a organização se propõe seguir através do planejamento das ações, a execução de maneira experimental, a verificação dos resultados e a ação, ou seja, a implementação do que foi proposto e melhorado, possibilitando, com maior segurança, atingir as metas traçadas.
As quatro fases do processo são:
- Plan (Planejar): essa fase é composta pelo estudo e levantamento de dados, identificação de causas e efeitos, de possíveis problemas e soluções, além da elaboração do fluxo do processo e estabelecimento das metas e dos objetivos;
- Do (Executar): nessa fase as ações idealizadas devem ser colocadas em prática de maneira experimental, para que os resultados possam ser avaliados e melhorados, caso seja necessário;
- Check (Verificar): já nessa fase é verificado se todos os envolvidos compreenderam claramente os procedimentos a serem executados, se os processos estão sendo realizados da maneira que foram planejados pela fase Plan, além da análise dos índices de qualidade e de produtividade;
- Action (Agir): análises e verificações realizadas, este é o momento de colocar as ações em prática, corrigindo possíveis problemas que impediram que os procedimentos fossem executados.
Por se tratar, como próprio nome sugere, de um ciclo, o PDCA deve estar operante o tempo todo e em todas as fases do processo, para que se possa dirimir as falhas que venham a ocasionalmente existir. Tais falhas que posteriormente venham a afetar negativamente as informações que fundamentarão o processo decisório. Para isso, algumas situações devem ser evitadas, como: realizar algo sem planejamento prévio; estabelecer as metas sem criar meios para alcançá-las ou sem ao menos capacitar os colaboradores envolvidos; colocar as ações em prática sem realizar experimentos e checagem dos resultados; utilizar apenas uma vez e parar o processo.
Em suma, o Ciclo PDCA é uma ferramenta favorável para que a organização possua gerenciamento de qualidade, porém, para que o efeito seja amplamente positivo, cabe ao gestor utilizá-lo continuamente, se atentando a elaboração e ao controle das etapas que compõem o ciclo.

REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA INFAESTRUTURA. Formação de Multiplicadores para atuação no mercado de trabalho. Disponível em: <http://portaldaestrategia.infraestrutura.gov.br/images/Artigos/Ciclo%20PDCA.pdf>. Acesso em 14 de setembro de 2019.

SEBRAE. Saiba o que é e como funciona a metodologia PDCA. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/4-etapas-do-pdca-melhoram-gestao-dos-processos-e-qualidade-do-produto,9083438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Acesso em 15 de setembro de 2019.


Por: Luiz Almeida – Vice-diretor Presidente e de Marketing da FEOL Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FEOL Júnior

As habilidades do profissional em futuro não muito distante

Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior