Comportamento e Competências do Administrador


Hoje dia 09 de Setembro comemora-se o dia do administrador, a profissão é regulamentada pela lei 4.769 de 9 de setembro de 1965 e instituída pela resolução CFA nº 65/68 de 09/12/68. Após 54 anos de sua regulamentação, a profissão é uma das carreiras mais procuradas entre os jovens brasileiros que ingressam no ensino superior (INEP/MEC). O ambiente de trabalho deste profissional é dinâmico e sujeito a mudanças constantes que exigem versatilidade para lidar com as diferentes áreas de atuação e competência para exercer suas funções de planejamento, organização, direção e controle. Dos temas de relevância para profissionais de administração, o artigo tratará: o comportamento e as competências do administrador.
Para começar podemos dizer que a competência se estabelece quando o profissional consegue alcançar os resultados propostos otimizando os recursos da melhor forma possível de acordo com a necessidade do projeto. No meio empresarial a competência é conhecida por um conjunto de fatores conhecidos como C.H.A (Conhecimento, Habilidade e Atitude), ou, podemos dizer de forma simples “saber, poder, querer”. A combinação destes fatores nos tornam profissionais competentes? E se não for bem assim! A grande questão é o caminho que se percorre para atingir os resultados. O comportamento ético tem importância considerável neste aspecto, de que adianta ser considerado um profissional competente, mas utilizar de meios antiéticos para alcançar seus resultados.
Com o passar dos anos o conceito de C.H.A. foi aprimorado e passou a ser C.H.A.V.E., à chave da competência foi acrescentada pelo “V” de vontade e a letra “E” representa a expressão, alguns artigos falam em emoção ou entorno, mas o sentido é o mesmo, este fator representa o lado humano do indivíduo, a essência do nosso eu interior. Tais elementos nos levam a desenvolvermos nossas competências interiores e a nos tornarmos um ser total, aquele que tem competência técnica e também possui competência comportamental, assim o profissional passa a ter um lado mais humano e empático, não focado apenas na parte técnica das coisas. Para um melhor entendimento desse conceito vejamos o quadro a seguir:

C
H
A
V
E
Competências técnicas
Competências comportamentais
Competências abstratas
Conhecimentos

Habilidades

Atitudes

Vontade
Expressão
Conhecimentos técnicos, cursos, especializações, capacitações.
Saber o que fazer com os conhecimentos,
Habilidades pessoais e sociais.
Ter vontade de atingir a eficácia em relação aos conhecimentos ou habilidades já desenvolvidas.
A unidade do homem. Ética, como processo de direcionador da evolução. Essência da moralidade.
Assuntos relativos a sociabilidade (devoção, solidariedade, sentimento único da unidade, fraternidade) tendências positivas e negativas.
Conhecer
Sensibilidade para problemas e valores sociais.
Domínios dos conhecimentos e habilidades.
A interioridade do ser: desejos e aspirações mais secretos.
Autoemoção
Planejar
Novos interesses e aspirações.
Tomar decisões
Autovontade
Reconhecimento das potencialidades que vibra em seu ser.
Processar
Engajar-se
Persistência e constância.
A afirmação da liberdade no indivíduo e na coletividade.
Necessidade de compartilhar e complementar com o exterior.
Desenvolver
Negociação
Elaboração de tarefas e projetos.
A superação da insegurança e do medo através das realizações.
Desenvolvimento da sensibilidade estética.
Criar modelos
Ensinar
Busca de qualidade em processos.

Disponibilizar a criatividade, vontade, e inteligência para o exterior.

Colaborar
Abertura a mudança



Criar
Atitude de melhoria



Superar bloqueios
Atitude criativa



Enfrentar conflitos
Flexibilidade



Compreender e conceber as diferenças como complementares e não como a fonte de conflitos.
Elaborar materiais



Identificação com a empresa e com seu trabalho.
Avaliação de projetos e programas.




Analise das necessidades.




Aprender com erros ou com outros.


Adaptado de CONVIBRA – Congresso Virtual Brasileiro de Administração

A partir do entendimento de nossas competências técnicas, comportamentais e abstratas podemos nos tornar profissionais mais completos e com as competências necessárias para entregar projetos feitos por pessoas e para pessoas, pois a essência da administração esta capacidade de reunir talentos distintos e alinha-los em prol de um objetivo comum.  

REFERENCIAS

CFA – Conselho Federal de Administração

CONVIBRA – Congresso Virtual Brasileiro de Administração (Inclusão da chave como estrategia na gestao de pessoas).

Por: Dalton Santos – Profissional de Administração e Ex-presidente da FEOL Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FEOL Júnior

As habilidades do profissional em futuro não muito distante

Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior