Comportamento e Competências do Administrador
Hoje
dia 09 de Setembro comemora-se o dia do administrador, a profissão é
regulamentada pela lei 4.769 de 9 de setembro de 1965 e instituída pela
resolução CFA nº 65/68 de 09/12/68. Após 54 anos de sua regulamentação, a
profissão é uma das carreiras mais procuradas entre os jovens brasileiros que
ingressam no ensino superior (INEP/MEC). O ambiente de trabalho deste
profissional é dinâmico e sujeito a mudanças constantes que exigem
versatilidade para lidar com as diferentes áreas de atuação e competência para
exercer suas funções de planejamento, organização, direção e controle. Dos temas de relevância para profissionais de
administração, o artigo tratará: o comportamento e as competências do
administrador.
Para
começar podemos dizer que a competência se estabelece quando o profissional
consegue alcançar os resultados propostos otimizando os recursos da melhor
forma possível de acordo com a necessidade do projeto. No meio empresarial a competência
é conhecida por um conjunto de fatores conhecidos como C.H.A (Conhecimento, Habilidade
e Atitude), ou, podemos dizer de forma simples “saber, poder, querer”. A
combinação destes fatores nos tornam profissionais competentes? E se não for
bem assim! A grande questão é o caminho que se percorre para atingir os
resultados. O comportamento ético tem importância considerável neste aspecto,
de que adianta ser considerado um profissional competente, mas utilizar de meios
antiéticos para alcançar seus resultados.
Com o
passar dos anos o conceito de C.H.A. foi aprimorado e passou a ser C.H.A.V.E.,
à chave da competência foi acrescentada pelo “V” de vontade e a letra “E”
representa a expressão, alguns artigos falam em emoção ou entorno, mas o
sentido é o mesmo, este fator representa o lado humano do indivíduo, a essência
do nosso eu interior. Tais elementos nos levam a desenvolvermos nossas
competências interiores e a nos tornarmos um ser total, aquele que tem
competência técnica e também possui competência comportamental, assim o
profissional passa a ter um lado mais humano e empático, não focado apenas na
parte técnica das coisas. Para um melhor entendimento desse conceito vejamos o
quadro a seguir:
C
|
H
|
A
|
V
|
E
|
Competências
técnicas
|
Competências
comportamentais
|
Competências
abstratas
|
||
Conhecimentos
|
Habilidades
|
Atitudes
|
Vontade
|
Expressão
|
Conhecimentos
técnicos, cursos, especializações, capacitações.
|
Saber
o que fazer com os conhecimentos,
Habilidades
pessoais e sociais.
|
Ter
vontade de atingir a eficácia em relação aos conhecimentos ou habilidades já
desenvolvidas.
|
A
unidade do homem. Ética, como processo de direcionador da evolução. Essência
da moralidade.
|
Assuntos
relativos a sociabilidade (devoção, solidariedade, sentimento único da unidade,
fraternidade) tendências positivas e negativas.
|
Conhecer
|
Sensibilidade
para problemas e valores sociais.
|
Domínios
dos conhecimentos e habilidades.
|
A
interioridade do ser: desejos e aspirações mais secretos.
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Autoemoção
|
Planejar
|
Novos
interesses e aspirações.
|
Tomar
decisões
|
Autovontade
|
Reconhecimento
das potencialidades que vibra em seu ser.
|
Processar
|
Engajar-se
|
Persistência
e constância.
|
A
afirmação da liberdade no indivíduo e na coletividade.
|
Necessidade
de compartilhar e complementar com o exterior.
|
Desenvolver
|
Negociação
|
Elaboração
de tarefas e projetos.
|
A
superação da insegurança e do medo através das realizações.
|
Desenvolvimento
da sensibilidade estética.
|
Criar
modelos
|
Ensinar
|
Busca
de qualidade em processos.
|
Disponibilizar
a criatividade, vontade, e inteligência para o exterior.
|
|
Colaborar
|
Abertura
a mudança
|
|||
Criar
|
Atitude
de melhoria
|
|||
Superar
bloqueios
|
Atitude
criativa
|
|||
Enfrentar
conflitos
|
Flexibilidade
|
|||
Compreender
e conceber as diferenças como complementares e não como a fonte de conflitos.
|
Elaborar
materiais
|
|||
Identificação
com a empresa e com seu trabalho.
|
Avaliação
de projetos e programas.
|
|||
Analise
das necessidades.
|
||||
Aprender
com erros ou com outros.
|
Adaptado
de CONVIBRA – Congresso Virtual Brasileiro de Administração
A
partir do entendimento de nossas competências técnicas, comportamentais e
abstratas podemos nos tornar profissionais mais completos e com as competências
necessárias para entregar projetos feitos por pessoas e para pessoas, pois a essência
da administração esta capacidade de reunir talentos distintos e alinha-los em
prol de um objetivo comum.
REFERENCIAS
CFA
– Conselho Federal de Administração
CONVIBRA – Congresso
Virtual Brasileiro de Administração (Inclusão da chave como estrategia na
gestao de pessoas).
Por: Dalton Santos – Profissional de
Administração e Ex-presidente da FEOL Júnior
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