O uso da informação para fidelização
A manutenção da sua rede de clientes é
tão importante quanto a prospecção e conquista de novos para seu negócio, pois
o cliente leal e satisfeito com a experiência que lhe é proporcionada, além de retornar
para adquirir seus produtos ou serviços rotineiros, também ajuda na divulgação
e promoção do empreendimento de maneira gratuita, apenas pela satisfação de
estar sendo bem atendido e compreendido. Outro fato é que segundo Kotler (1998),
conquistar um novo cliente custa em torno de 5 a 7 vezes mais que manter o
atual.
Sob essa ótica, pode-se constatar que
informação é tudo. A criação de um banco de dados poderá proporcionar maior
proximidade e diferenciação, personalizando o atendimento, auxiliando para que a
fidelização ocorra e seu cliente se sinta satisfeito com o que lhe ofertado.
Para isso, nada melhor que prever a sua necessidade e posteriormente a compra.
Torna-se possível observar tal situação quando se conhece o hábito do
consumidor, qual tipo de produto ou serviço é procurado e adquirido, para além
oferecer a solução por ele esperada, oferecer também produtos complementares e
que despertariam o seu desejo de consumo.
Além das informações básicas, como as
cadastrais e quais são os hábitos de compra, outra possibilidade que pode gerar
maior apelo e melhor percepção de seu cliente para com seu negócio são
informações mais especificas, como seus hábitos, se o cliente gosta de praticar
esportes, se gosta de ir pra balada ou se é do tipo que gosta de cozinhar e
ficar em casa, fatos estes que despertarão nele a sensação de apreço e de
pertencimento a sua marca, consequentemente gerando maior possibilidade de
fidelização.
A captação e o controle dessas
informações não é tarefa fácil, porém poderá gerar grandes frutos para a
organização, ainda mais em um mercado cada vez mais voraz e repleto de
oportunidades, que demanda não simplesmente vendedores ou atendentes, mas sim
consultores que irão proporcionar a solução e a melhor experiência possível de
ser encontrada.
REFERÊNCIA
KOTLER, Plillip. Administração de marketing: analise,
planejamento, implementação e controle. 5ed. São Paulo: Atlas, 1998.
Por: Luiz Almeida – Vice-diretor Presidente e de Marketing da FEOL Júnior
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