A Análise SWOT
A Análise SWOT é uma ferramenta de análise
dos pontos fortes (S: strength) e fracos (W: weaknesses), relacionados ao ambiente interno de uma
organização, no qual a mesma detém o controle e também das oportunidades (O:
opportunities) e ameaças (T: threats), relacionadas ao ambiente
externo, situação esta a qual a organização não possui domínio sobre como será
essa influência em si mesma. Tal ferramenta possibilita a avaliação e o
diagnóstico em várias perspectivas de um negócio, independente do tamanho da
operação a ser analisada, além de servir também como um guia para a definição
do Plano de Ação a ser traçado, visando atender as suas necessidades.
A SWOT tem forte influência militar no que tange a composição de
definição estratégica a ser utilizada, buscando assim, uma análise detalhada de
possíveis concorrentes a seus produtos ou a sua marcar e do ambiente externo,
ou seja, o que o mercado busca e aceita consumir, para assim vislumbrar as oportunidades
e as ameaças que surgirão, os pontos fortes que auxiliarão em sua sobrevivência
e pontos fracos, situações estas que devem ser revistas visando a melhoria da
organização. Tal descrição se dá pelo fato de o mercado atual ser voraz, sendo
assim, esta caracterização militar tem como função demonstrar o quão examinado
e calculado devem ser os passos e estratégias a serem utilizadas, pois ao menor
dos erros, esse mesmo mercado pode vir a absorver o negócio, independente do
quão inovador, disruptivo ou tradicional o mesmo seja em seu local de
atuação.
Forças
(Strength)
- Boa
localização, seja para escoamento e/ou distribuição, seja para venda do
produto;
- Patente de
um produto com boa demanda do mercado;
- Equipe bem
treinada e engajada com as causas do negócio;
- Marca
consolidada e com uma boa imagem frente aos consumidores.
Fraquezas
(Weaknesses)
- Situações
que podem apresentar melhoria;
- Custos que
poderiam ser reduzidos;
- Fatores que
poderiam estar interferindo nas vendas, como uma equipe mal preparada.
Oportunidades
(Opportunities)
-
Oportunidades de acordo com o objetivo da empresa e seu plano de ação;
- Lançamento
de um novo produto ou serviço que possui demanda;
- Utilização
de uma nova tecnologia que aumenta a produção e reduz seus custos;
- Situações em
que as conjunturas econômicas se encontram favoráveis, sejam elas, econômicas,
cambiais, políticas etc.
Ameaças
(Treaths)
- Análise dos
efeitos causados pela concorrência, seja pelos produtos ou pelo esforço de
marketing, por exemplo;
- Situações
que podem vir a aumentar seus custos e diminuir suas vendas
- Situações em que as conjunturas
econômicas se encontram desfavoráveis, sejam elas, econômicas, cambiais,
políticas etc.
REFERÊNCIA
NAKAGAWA, Marcelo. Movimento Empreenda: Análise SWOT (Clássico). Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF>. Acesso em 10 de março de 2019.
Comentários
Postar um comentário