A Análise SWOT



A Análise SWOT é uma ferramenta de análise dos pontos fortes (S: strength) e fracos (W: weaknesses), relacionados ao ambiente interno de uma organização, no qual a mesma detém o controle e também das oportunidades (O: opportunities) e ameaças (T: threats), relacionadas ao ambiente externo, situação esta a qual a organização não possui domínio sobre como será essa influência em si mesma. Tal ferramenta possibilita a avaliação e o diagnóstico em várias perspectivas de um negócio, independente do tamanho da operação a ser analisada, além de servir também como um guia para a definição do Plano de Ação a ser traçado, visando atender as suas necessidades.
A SWOT tem forte influência militar no que tange a composição de definição estratégica a ser utilizada, buscando assim, uma análise detalhada de possíveis concorrentes a seus produtos ou a sua marcar e do ambiente externo, ou seja, o que o mercado busca e aceita consumir, para assim vislumbrar as oportunidades e as ameaças que surgirão, os pontos fortes que auxiliarão em sua sobrevivência e pontos fracos, situações estas que devem ser revistas visando a melhoria da organização. Tal descrição se dá pelo fato de o mercado atual ser voraz, sendo assim, esta caracterização militar tem como função demonstrar o quão examinado e calculado devem ser os passos e estratégias a serem utilizadas, pois ao menor dos erros, esse mesmo mercado pode vir a absorver o negócio, independente do quão inovador, disruptivo ou tradicional o mesmo seja em seu local de atuação. 




Forças (Strength)
- Boa localização, seja para escoamento e/ou distribuição, seja para venda do produto;
- Patente de um produto com boa demanda do mercado;
- Equipe bem treinada e engajada com as causas do negócio;
- Marca consolidada e com uma boa imagem frente aos consumidores.

Fraquezas (Weaknesses)
- Situações que podem apresentar melhoria;
- Custos que poderiam ser reduzidos;
- Fatores que poderiam estar interferindo nas vendas, como uma equipe mal preparada.

Oportunidades (Opportunities)
- Oportunidades de acordo com o objetivo da empresa e seu plano de ação;
- Lançamento de um novo produto ou serviço que possui demanda;
- Utilização de uma nova tecnologia que aumenta a produção e reduz seus custos;
- Situações em que as conjunturas econômicas se encontram favoráveis, sejam elas, econômicas, cambiais, políticas etc.

Ameaças (Treaths)
- Análise dos efeitos causados pela concorrência, seja pelos produtos ou pelo esforço de marketing, por exemplo;
- Situações que podem vir a aumentar seus custos e diminuir suas vendas
- Situações em que as conjunturas econômicas se encontram desfavoráveis, sejam elas, econômicas, cambiais, políticas etc.



 REFERÊNCIA

NAKAGAWA, Marcelo. Movimento Empreenda: Análise SWOT (Clássico). Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF>. Acesso em 10 de março de 2019.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FEOL Júnior

As habilidades do profissional em futuro não muito distante

Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior