Série - Os 4 P's do Marketing: P de Praça
Algumas pessoas têm dúvida
sobre esse pilar, pois, no português, o nome não está muito claro. Em inglês,
Praça é Placement, que, em tradução livre para a nossa área, pode ser entendido
como “Colocação no Mercado”, ou seja, é olhar que busca identificar como o
cliente vê e chega até você, aos seus produtos e serviços.
Esse P trata de
uma boa localização, consequentemente, uma boa cobertura, que gera um canal de
distribuição racionalizado, ou seja, mais barato e ágil, situações essas que
possibilitarão um preço mais competitivo, um ponto de venda sempre abastecido e
com garantia.
A Praça está
dividida em:
- Principal: trata-se
da sede da empresa, a principal localidade para venda e distribuição do produto
ou serviço;
- Satélite: são
localidades próximas que estão consumindo o produto ou serviço e que podem vir
a valer pena o investimento em uma filial;
- Secundária: são
localidades pequenas e próximas que também consumem o produto ou serviço.
Com base nessas perguntas, você poderá definir onde e
como sua empresa deve estar acessível para os consumidores:
- Onde seu público costuma
procurar pelos seus produtos e serviços?
- No caso de pontos de venda
(PDV), como eles precisam ser?
- No caso de estabelecimentos ou ações virtuais e online,
quais estratégias e meios serão utilizados (e-commerce, catálogo, redes
sociais)?
- Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais
efetivos canais de distribuição?
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