Série - Os 4 P's do Marketing: P de Praça


Algumas pessoas têm dúvida sobre esse pilar, pois, no português, o nome não está muito claro. Em inglês, Praça é Placement, que, em tradução livre para a nossa área, pode ser entendido como “Colocação no Mercado”, ou seja, é olhar que busca identificar como o cliente vê e chega até você, aos seus produtos e serviços.
Esse P trata de uma boa localização, consequentemente, uma boa cobertura, que gera um canal de distribuição racionalizado, ou seja, mais barato e ágil, situações essas que possibilitarão um preço mais competitivo, um ponto de venda sempre abastecido e com garantia.

Praça está dividida em:

- Principal: trata-se da sede da empresa, a principal localidade para venda e distribuição do produto ou serviço;
- Satélite: são localidades próximas que estão consumindo o produto ou serviço e que podem vir a valer pena o investimento em uma filial;
- Secundária: são localidades pequenas e próximas que também consumem o produto ou serviço.

Com base nessas perguntas, você poderá definir onde e como sua empresa deve estar acessível para os consumidores:

- Onde seu público costuma procurar pelos seus produtos e serviços?
- No caso de pontos de venda (PDV), como eles precisam ser?
- No caso de estabelecimentos ou ações virtuais e online, quais estratégias e meios serão utilizados (e-commerce, catálogo, redes sociais)?
- Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?

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