Série - Os 4 P's do Marketing: P de Produto


Toda empresa precisa oferecer algo ao seu cliente, seja ele produto ou serviço. Porém o gestor e a empresa precisam definir quais características o produto ou serviço deve ter para satisfazer as necessidades do seu público, ou seja, deve estar em conformidade com o que é demandado e deve atender as expectativas.

Para facilitar este item, seguem algumas perguntas para você responder:

- Quais as necessidades ou desejos seu produto/serviço quer satisfazer junto à clientela?
- Quais características ele deve possuir para alcançar essas necessidades ou desejo?
- Como, quando e onde o cliente irá utilizá-lo?
- Como ele é fisicamente? Existem cores, tamanhos, estilos disponíveis ou marcas?

Atenção: é importante não se esquecer do Ciclo de Vida do seu Produto ou Serviço (nascimento, crescimento, maturidade, declínio e morte). A partir do momento em que você conseguir visualizar o ciclo de vida do seu produto, vai ficar mais fácil entender qual o seu momento e, com isso, quais as melhores estratégias para o futuro.

Quanto a classificação dos produtos:

Não procurados: não possuem uma grande exposição e exigem grande esforço de marketing;
Exemplo: Seguros de vida

Especialidade: produtos/marcas que buscam uma identidade especifica, com extrema classificação, além de “regras” a serem atendidas para sua aquisição;
Exemplo: fábrica de carros de luxo

Empresarial: comercializado para consumidor final com o intuito de utilizá-lo para fins comerciais;
Exemplo: Notebook; Papel; Canetas;

Consumo: para o uso próprio do consumidor final;
Conveniência: utilizados com frequência e sem fidelização ao produto/marca;
Exemplo: Doces; Sabonetes; Balas;
Compra comparada: consumidor analisa e compara antes de adquirir, seja qualidade, preço ou estilo;
Exemplo: Roupas; Acessórios; Perfumes.

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