A importância do autoconhecimento para liderar


Ao ser questionado sobre o quanto se conhece, o indivíduo geralmente tem dificuldades em responder tal indagação e um ponto de interrogação surge em seu rosto, pois esta não é uma tarefa nada fácil.
A maioria das pessoas podem achar a pergunta estranha, mas a verdade é que a prática do autoconhecimento é característica indispensável dos líderes.
Líderes são aqueles que conseguem extrair o melhor de cada liderado, para isso faz-se necessário ter o conhecimento técnico da área de atuação e conhecer sua equipe. Mas antes de tomar consciência sobre o outro é necessário estabelecer uma consciência real sobre si mesmo. É preciso compreender e conhecer suas emoções e sentimentos, pois somente conhecendo a si mesmo, é que se pode ver o outro e compreendê-lo.
Autoconhecimento é um processo de olhar para si, para sua história, para seu momento de vida pessoal e profissional, bem como para seu projeto de carreira, a fim de reconhecer pontos positivos e a ser desenvolvidos, ter autocontrole ou até anular o que é negativo e, persistir na mudança de comportamento.
A falta do autoconhecimento é tentar se desenvolver, mas sem evoluir de fato. Buscar o equilíbrio entre o autoconhecimento pessoal e profissional é a melhor forma de garantir o seu crescimento como ser humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FEOL Júnior

As habilidades do profissional em futuro não muito distante

Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior