As habilidades do profissional em futuro não muito distante


As constantes e incontáveis mudanças organizacionais proporcionam evolução em vários setores da sociedade, que anos atrás seriam inimagináveis. Os estudos realizados nos dias atuais vêm quebrando barreiras e possibilitando progresso em áreas fundamentais, como na medicina, na robótica e também na biotecnologia, por exemplo, sendo que a evolução de uma área influencia diretamente na evolução das demais.
Todo panorama evolutivo que é apresentado surte efeito nas relações de trabalho e nas habilidades que o próprio trabalhador deverá possuir para atender as exigências do mercado cada vez mais voraz e com acesso a gama de profissionais qualificados e de qualquer parte do mundo, devido a proximidade que a internet proporciona.
Segundo o relatório “Future of Jobs”, do World Economic Forum, o Fórum Mundial do Comércio, na tradução literal, uma série de habilidades serão necessárias para os profissionais no ano de 2020 que eram diferentes, seja em grau de importância ou para atender as novas demandas, das requisitadas em apenas cinco anos antes deste período, ou seja, em 2015.

Top 10 das habilidades necessárias aos profissionais em 2020.
Fonte: Adaptado de World Economic Forum, 2019.

Devido ao grau de complexidade que compõem os mais variados processos, a habilidade de solucioná-los torna-se requisito imprescindível, porém para obter êxito em tal situação o profissional precisa de liberdade e autonomia, estas que estão cada vez mais possíveis de se alcançar devido as mudanças culturais em que a ambiência organizacional tem passado, sendo necessário pensar “fora da caixa”, ou seja, buscar soluções além dos padrões preestabelecidos, que sejam inovadoras e que irão gerar as respostas necessárias para que o objetivo traçado possa ser alcançado e com o menor dispêndio, seja financeiro ou principalmente de tempo.
Outro ponto importante está nas relações interpessoais e na maneira com que se trata o próximo, isso se dá devido a grande diversidade que constitui a sociedade e a incessante busca pela igualdade de todos, assim sendo de grande importância a capacidade do indivíduo de sentir empatia perante os seus pares.
Em suma, as mudanças estão ocorrendo e cada vez mais rápidas, cabendo ao indivíduo tanto em sua vida pessoal, quanto na profissional, se adaptar e desenvolver as requeridas habilidades, utilizando de sua humanidade para agir de maneira mais eficaz no intuito de compartilhar a vida em sociedade.

REFERÊNCIA

WORLD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution. Disponível em: <http://www3.weforum.org/docs/WEF_FOJ_Executive_Summary_Jobs.pdf>. Acesso em 27 de agosto de 2019.


Por: Luiz Almeida - Vice-diretor Presidente e de Marketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FEOL Júnior

Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior