Clima Organizacional e sua influência


O andamento de uma organização e a obtenção dos resultados que ela busca, estão intimamente ligados as pessoas que nela trabalham, pois será através destas que tais objetivos serão alcançados e para isso a mesma deve condicionar um ambiente organizacional propício, seja para a execução das tarefas, contribuindo assim para satisfação das necessidades de seus colaboradores.
Sob essa ótica, Andrade e Amboni (2007, p. 161), relatam que “o clima organizacional está intimamente ligado ao moral e à satisfação das necessidades humanas dos participantes”.
A organização que proporciona o clima benéfico e positivo a seus colaboradores, propondo-se a atender as suas necessidades como ser humano e ser social tende a colher bons frutos, pois o moral e a motivação destes poderá se elevar, consequentemente elevando também sua produtividade, influenciando toda a empresa.
Segundo a concepção de Luz (2003, p.10) o clima organizacional "é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento".
Uma organização que possui uma cultura organizacional bem definida, com valores estabelecidos, utiliza-se desta cultura para guiar seu ambiente interno, transmitindo a seus colaboradores como deve ser seu comportamento e suas atitudes durante o trabalho e para com seus colegas.
Sob essa ótica, a cultura de uma organização é uma maneira informal e compartilhada de perceber a vida e a participação na organização, que mantém os seus membros unidos e influência o que pensam sobre si mesmos e seu trabalho.
A cultura organizacional parte do princípio de ser um agrupamento de ideias que um grupo criou ou encontrou para embasar a maneira como lidar problemas e integração, exercendo um papel interessante ao ponto de ser considerado correto, possibilitando ser repassado aos novos membros do grupo, de maneira a como se reagir a esses problemas.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, R. O. B. de; AMBONI, N. Teoria Geral da Administração: das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2007.

HOLLENBECK, John R.; WAGNER, John A.. Comportamento Organizacional - Criando Vantagem Competitiva. São Paulo: Saraiva, 2000.

LUZ, Ricardo Silveira.. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.


Por: Luiz Almeida – Vice-diretor Presidente e de Marketing da FEOL Júnior

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