Clima Organizacional e sua influência
O andamento de uma organização e a obtenção
dos resultados que ela busca, estão intimamente ligados as pessoas que nela
trabalham, pois será através destas que tais objetivos serão alcançados e para
isso a mesma deve condicionar um ambiente organizacional propício, seja para a
execução das tarefas, contribuindo assim para satisfação das necessidades de seus
colaboradores.
Sob essa ótica, Andrade e Amboni (2007, p.
161), relatam que “o clima organizacional está intimamente ligado ao moral e à
satisfação das necessidades humanas dos participantes”.
A organização que proporciona o clima
benéfico e positivo a seus colaboradores, propondo-se a atender as suas
necessidades como ser humano e ser social tende a colher bons frutos, pois o
moral e a motivação destes poderá se elevar, consequentemente elevando também
sua produtividade, influenciando toda a empresa.
Segundo a concepção de Luz (2003, p.10) o
clima organizacional "é a qualidade ou propriedade do ambiente
organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e
influencia o seu comportamento".
Uma organização que possui uma cultura
organizacional bem definida, com valores estabelecidos, utiliza-se desta
cultura para guiar seu ambiente interno, transmitindo a seus colaboradores como
deve ser seu comportamento e suas atitudes durante o trabalho e para com seus
colegas.
Sob essa ótica, a cultura de uma organização
é uma maneira informal e compartilhada de perceber a vida e a participação na
organização, que mantém os seus membros unidos e influência o que pensam sobre
si mesmos e seu trabalho.
A cultura organizacional parte do princípio
de ser um agrupamento de ideias que um grupo criou ou encontrou para embasar a
maneira como lidar problemas e integração, exercendo um papel interessante ao
ponto de ser considerado correto, possibilitando ser repassado aos novos
membros do grupo, de maneira a como se reagir a esses problemas.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, R. O. B. de;
AMBONI, N. Teoria Geral da Administração:
das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo: M. Books do Brasil
Editora Ltda, 2007.
HOLLENBECK, John R.;
WAGNER, John A.. Comportamento
Organizacional - Criando Vantagem Competitiva. São Paulo: Saraiva, 2000.
LUZ, Ricardo Silveira.. Gestão do Clima Organizacional. Rio de
Janeiro: Qualitymark, 2003.
Por: Luiz Almeida – Vice-diretor
Presidente e de Marketing da FEOL Júnior
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