Série de artigos - Vamos vencer: medidas de apoio ao setor produtivo



A crise gerada pela Covid-19, o novo coronavírus, vem afetando diversas áreas e setores da sociedade mundial, sendo através do impacto gerado na vida das pessoas que são infectadas pelo vírus ou então pelas medidas de isolamento social que surgem como uma ação necessária para a diminuição da sua proliferação e que estão sendo adotadas pelos governantes.
Devido as medidas isolamento social vários setores produtivos e o setor de varejo estão sendo impedidos de realizar suas atividades ou estão operando com redução de carga horária e de pessoal e isso tem impactado a saúde financeira desses empreendimentos, independente do segmento ou porte, pois o nível de faturamento e o fluxo de receitas está muito baixo ou em alguns casos até a zero, sendo que uma parcela significativa dos negócios no país não conta com recursos financeiros em caixa para operar sem a entrada de recursos por mais de 20 dias, segundo estudos realizados.
Visando minimizar o impacto econômico negativo gerado pelo coronavírus, o Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, criou o “Vamos vencer: medidas de apoio ao setor produtivo”. Tal programa tem como intuito injetar recursos financeiros na economia, para auxiliar empreendimentos dos mais variados portes e segmentos a enfrentar esse momento delicado.
Foram traçados 6 perfis de classificação, sendo: 1. Indústria de médio e grande porte; 2. Indústria de pequeno porte; 3. Comércio de médio e grande porte; 4. Comércio de pequeno porte; 5. Serviços de médio e grande porte; 6. Serviços de pequeno porte. As medidas disponíveis, de acordo com cada perfil, são voltadas as seguintes situações: crédito, seguro e garantias; desburocratização; flexibilização trabalhista; fôlego ao fluxo de caixa; manutenção da oferta de bens e serviços; preservação ao consumo responsável.
No intuito de auxiliar a disseminação dessa informação relevante ao momento, a FEOL Júnior elaborou uma série com três artigos abordando as principais medidas voltadas ao comércio de pequeno porte, aos serviços de pequeno porte e as indústrias de pequeno porte. O primeiro artigo será compartilhado na terça-feira, 07 de abril.


MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Vamos vencer: medidas de apoio ao setor produtivo. Disponível em: <https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/vamosvencer>. Aceso em 05 de abril de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FEOL Júnior

As habilidades do profissional em futuro não muito distante

Brainstorm: Busca por ações a serem implantadas pela FEOL Júnior